Dr Vet responde

09/05/2011 17:31

Dr Vet Responde 09.05.2011- Diário do Nordeste.pdf (317,7 kB)

Doutor Vet Responde

Publicado em 9 de maio de 2011

 

Disfunção em cão SRD

"Tenho um cachorrinho mestiço. Ele tem pouco mais 30 centímetros de altura e o peso dele não é superior a 10 quilos. Mesmo assim, come e defeca com frequência. Isso é normal ? Como posso resolver esse problema?", quer saber a criadora Edilene Pinho, de Quixadá.

Cara leitora, o tamanho e o peso do animal são características importantes a serem analisados quando o médico veterinário examina um cão. Entretanto, raças de pequeno porte, como o Poodle Toy, Daschshund, Schnauzer, Pug, Pequinês e Pinsher, por exemplo, apresentam tamanho aproximado de 30cm e devem realmente pesar menos de 10kg. Os cães mestiços, por não possuírem uma raça definida (SRD), há uma maior dificuldade de se determinar uma correlação entre o tamanho e o peso.

Devido a esta difícil correlação em alguns animais, existe uma característica denominada escore corporal que permite o médico veterinário realizar uma melhor avaliação da condição corpórea de cada animal, independente se é um cão de raça ou um SRD.

O escore corporal determina a condição corpórea do animal, ou seja, se o animal apresenta-se caquético (Escore 1), magro (Escore 2), normal (Escore 3), gordo (Escore 4) ou obeso (Escore 5). O cão caquético tem a cabeça do fêmur, as costelas e vértebras facilmente visualizadas, além de atrofia muscular. O cão obeso apresenta um grande depósito de gordura no tórax, nas vértebras e entre as costelas, além de apresentar aumento abdominal.

O escore corporal de cada animal vai ser determinado pelo seu estado de saúde e pelo tipo de alimentação oferecida pelo proprietário. Animais caquéticos podem padecer de doença de origem parasitária, infecciosa, metabólica ou hormonal. Animais alimentados com comida caseira, com níveis inadequados de proteína, carboidratos, ácidos graxos, fibra e vitaminas, bem como cães alimentados com ração de baixa qualidade nutricional também podem perder peso de forma rápida e progressiva. Animais obesos podem apresentar doenças metabólicas e/ou hormonais, ou simplesmente são submetidos a uma dieta altamente calórica.

A alimentação inadequada e várias doenças podem aumentar a motilidade intestinal dos cães. Os cães doentes ou alimentados com uma dieta com baixo teor de fibra podem defecar com uma frequência maior do que o normal, ou seja, 3, 4 ou 5 vezes ao dia, o que não é normal na espécie canina.

Além da alta frequência de defecação, fezes volumosas e com forte odor são indícios de problemas gastrointestinais ou má alimentação.

Desta forma, consulte um veterinário a fim de descobrir se o escore corporal do seu cão e se a dieta que você está oferecendo ao seu animalzinho vai lhe proporcionar todos os nutrientes necessários para mantê-lo saudável, ou se ele é portador de alguma doença que pode ser diagnosticada e tratada de forma rápida e eficiente!


ANNICE CORTEZ*
Professora da Faculdade de veterinária da Universidade Estadual do ceará (Favet-Uece). Esta coluna é mantida por meio de uma parceria com a Favet-Uece. Criadores interessados em tirar dúvidas sobre seus animais, nas mais variadas áreas da Veterinária, podem contatar o e-mail anavaleria@diariodonordeste. com.br ou o telefone (85) 3266.9790 ou 3266.977.